Palavras e expressões típicas da minha região

Sem dúvida alguma, o Brasil é um país multicultural, reunindo aqui gente de diversas nacionalidades e costumes. É claro que no mundo inteiro há estrangeiros,…

by 
Sem dúvida alguma, o Brasil é um país multicultural, reunindo aqui gente de diversas nacionalidades e costumes. É claro que no mundo inteiro há estrangeiros, mas, o que quero dizer é o nosso país não tem uma cultura própria. Como fomos colonizados pelos portugueses, adquirimos hábitos de todo canto do mundo e, talvez, seja por isso que até hoje adoramos a cultura dos gringos.

Aqui no Tocantins, por exemplo, nós não temos algo que nos identifique, porque os nossos costumes é uma mistura dos nordestinos, gaúchos, goianos e por aí vai. O Estado é novo (tem 26 anos) e, pelo visto, tem muita coisa para aprender….

No modo de falar, apesar de estarmos próximos ao Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, o nosso sotaque ficou por canta dos nordestinos. É uma mistura de Ceará, Piauí, Pará, Maranhão… É uma bagunça boa!


Como todo estado, sempre aparecem aquelas palavras típicas da região. Então, resolvi fazer uma lista de algumas expressões e palavras daqui.

Abaixo, confira algumas das milhares palavras que usamos no dia a dia, que com certeza alguém de fora não iria entender muita coisa.

Abestado – bobo, idiota.

Afolozado – Folgado, arrombado.

Aperrear – Encher o saco. (Para de me aperrear, menino chato! = Não me encha o saco, seu abestado!)

Arre égua! – Interjeição que pode significar qualquer coisa a
depender do tom de voz e da ocasião (alegria, irritação…). (Arre égua! = Bah dos gaúchos)

Arrudiar – Dar a volta. (Eu vou só arrudiar essa quadra = vou dar uma volta nessa quadra)

Avexado – Apressado.

Baixa da égua – Lugar distante ou indeterminado. (Mandei fulano pra baixa da égua = mandei fulano pra pqp!)

Botar banca – Considerar-se superior, exibir-se, vangloriar-se.

Juro que foi difícil escolher essas palavras! O nosso dicionário é um pouquinho grande… Pra quem gostou, o site Cultura Nordestina publicou uma lista imensa de palavras e expressões típicas do Nordeste.

Meufi, tu tá esperando o que “mermu”? Se avexe!

30 comments

  1. Que legaaal! =D Adoro conhecer outras culturas, e sempre quis saber o que é "Arre égua" hehe
    Muda bastante o jeito de falar de região pra região, em SP capital muda um pouco pro interior de SP, mas é muito interessante essas coisas!
    Beijos!

  2. Haha que legal gente! Nosso Brasil é vasto de gírias, etnias, culturas diferentes e com muitas histórias pra contar. Adorei o post 😉
    bjokas diadebrilho.com

  3. Adriel do céu! Adorei esse post, de verdade, vou usar todas essas gírias pra ninguém me entender e então vou me sentir botando a banca. hahaha! Esses dias aprendi umas gírias de onde meu pai nasceu e também inclui no meu vocabulário diário. Agora não sei se temos gírias diferentes aqui em Campinas. Enfim…

    Parabéns pela diversidade de assuntos.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

  4. Que postagem interessante, Adriel! Eu moro na Bahia então de sotaque e gírias regionais eu estou bem servida hahahha Acho sotaque uma aspecto tão bacana da língua, cada região com seu jeitinho e tal! Espero que qualquer dia desses você grave um vídeo para podermos ouvir seu sotaque o/

    Abraços <3

  5. Haha eu conhecia toda elas xD são todas gírias do nordeste!!!
    Não sabia que seu estado só tinha 26 anos o.O Brasil é um bebê na democracia e na formação regional mesmo xD

    Beijão!

  6. Eu já ia falar isso: que bagunça boa!!! Adoro sotaque, de qualquer lugar! Acho lindo e a cara do Brasil isso de ter mil gírias em cada cidade!!!

  7. Adorei seu post! Me faz gostar ainda mais dos meus amigos pelo país, pois são tantas palavras novas a cada conversa!

    Beijos,
    carolespilotro.com

  8. HuahaHAhAhah!! AMEI, eu adoro palavras diferentes e sou de Recife, aqui tem um bocado também! Amei conhecer as mais usadas em Tocantins e adorei os textos entre parênteses xD

    Beijos!

  9. Eu acho tão legal saber sobre esses regionalismos, na faculdade era ótimo como meus colegas que vinham de outro estado acabavam lidando com o "mineirês"!

  10. Oi Driel!! Achei o post super legal!!
    Eu conheço e sei o significado de quase todas as expressões que você citou acima, mas ainda assim eu não utilizo nenhuma delas kkkkkkkkkkkkkkkk pessoas mais velhas eu ainda vejo usando-as mas as "gírias/expressões" evoluem periodicamente isso sem contar o contato com a internet acabo usando sempre as mais atuais e globalizadas e quase uma "modinha", vai entender?
    Sim eu não conhecia Afolozado com essa conotação não conheço com outro um pouco suja vamos dizer kkkkkkkkkkkkkk

    Xo
    Alisson
    Re.View

  11. Eu sou a doida dos sotaques. Adoro, adoro, adoro! Mas não sei diferenciá-los muito, não, shame on me.
    Eu uso bastante expressões mais "caipiras", apesar de estar bem próxima da capital, como "oxi", por exemplo (que uso pra tudo heh), e chamar os outros de "fía" =P
    Adoro conhecer mais dos regionalismos desse Brasilzão *-*
    Beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.