Metas literárias: desde quando virou uma competição?

Leia no seu tempo, no seu ritmo. Uma página por dia, um capítulo por semana, um livro em 2 dias, 1 livro em um mês. O tempo nunca foi e nem será importante…

by 

Cena 1:

Você acabou de chegar em casa com um ou dois livros recém adquiridos naquele passeio ao shopping. Os autores são conhecidos, a escrita é fantástica e viciante. Não há duvidas! A leitura será fantástica, e você já preparou até um cappuccino para tomar enquanto devora mais uma história. Tudo no seu tempo, tranquilo e longe de distrações.

Cena 2:

Uma @ do Twitter atualizou a thread com mais um livro lido. Estamos em agosto e a pessoa já está em sua 42º leitura. Alguma dúvida de que ela chegará ao fim do ano com mais de 100 ao todo?

Você olha para o seu GoodReads/Skoob e está empacado naquela leitura ruim, que não flui de forma alguma. Pular para o próximo da lista está fora de cogitação, pois você não é desses. O tweet da @ te faz ficar triste e se sentir inútil, já que não conseguiu passar da 5º leitura.

12 livros é um ano? Isso se tornou uma piada para você!

Se identificou com alguma das cenas? Infelizmente, a segunda é bem comum para os meus amigos e pessoas que acompanho na internet. Na pandemia, a coisa ficou ainda pior. Muita gente não consegue focar em uma leitura, pois o ministro da saúde está logo à frente, na tv, falando besteira ou o presidente do país acabou de tuitar mais uma asneira.

Você abre o seu Instagram para ver os stories de alguém e o perfil literário está criando um clube para ler 2 ou 3 obras num único mês. Mas, espera aí! Como eles conseguem? Há algo de errado com você, só pode! Como não finalizou ainda aquele romance água com açúcar da Sophie Kinsella ou Marian Keyes?

Senta e relaxa aí, meu amado. Vim do futuro te dizer algumas coisas!

1º: Ler nunca foi (ou não deveria ser) uma competição. Quando pegamos em um livro, a ideia é focar no prazer em adquirir conhecimento ou mergulhar no mundo criado pelo autor.

2º: 100 livros lidos em um ano não significa qualidade. Quem garante que todas as obras foram boas? Às vezes, suas 5 leituras te trouxeram mais alegria e prazer do que as centenas que a @ leu. Tem gente que posta só pra se gabar mesmo!

Se ler se tornou uma competição, ninguém me contou. E se vier me contar, deixarei claro que nessa disputa não me cabe. Sem saco para ser pressionado por um hobby que me traz paz, me acalma…

Sendo assim, leia no seu tempo, no seu ritmo. Uma página por dia, um capítulo por semana, um livro em 2 dias, 1 livro em um mês. O tempo nunca foi e nem será mais importante do que a experiência em se jogar na história e viver os problema dos personagens.

Só para constar: coloquei no meu perfil, no GoodReads, que a minha meta para este ano são 12 livros, 1 por mês. Obviamente, sei que o total será bem mais do que isso. Mas não quero entrar nessa de estipular quanto devo ler. Pra quê? Não preciso disso! 🙂

Ler nas horas vagas, para mim, é um hobby, não uma competição! Estipulo tempo só para leituras que envolvem o meu trabalho, pois esse, sim, não espera e requer atualização de conhecimento com muita frequência. Você deveria fazer o mesmo! 😉

4 comments

  1. Nossa, eu já cai nessa de competição e foi exatamente aí que eu perdi a vontade de ler (mas continuei comprando livros). Custei a voltar a querer ler. Estou com uma pilha de livros pra ler, já cogitei entrar em clubes de leitura e até tentei, mas não consegui acompanhar, porque simplesmente não sentia vontade de ler. Aí quando você tá sem vontade, não adianta. Fica lendo e relendo a mesma frase por uns 15min até finalmente terminar de ler um parágrafo. Aí na pandemia eu comecei a ler quando a internet caia, então toda vez que não tinha internet eu pegava pra ler, fora que descobri um lugarzinho na minha sala que pega sol a tarde, mas eu não queria só ficar deitada pegando sol, queria fazer alguma coisa. Porém mexer no celular ou notebook no sol, não é muito recomendado né? Hahaha! Aí eu puxei um livro que tava na metade pra terminar ele, consegui terminar e fui seguindo. Consegui ler 3 livros ao longo do ano, e o 4º que comecei a ler, comecei a ir com calma, porque estava acelerada demais. Depois que li o primeiro que tava travado desde 2019, li os outros 2 seguidos sem pausa. Lia 1 capitulo por dia, aí de novo cai naquele limbo de “preciso ler x livros porque fulano já leu 40 esse ano”. E eu concordo, ler é pra ser prazeroso e curtir a experiência, não pra ser uma competição. Agora vou só no meu tempo e, quando percebo que to aceleradinha demais, vou parando. Post maravilhoso, Adriel!!! 😀

    Beijos!

  2. MUITO OBRIGADO POR ESSE POST, JURO
    Sério, esse ano eu vi um turbilhão de posts com metas literárias, livros lidos, e centenas de desafios de leitura, só que leitura sempre foi uma questão de lazer. Eu não tinha entendido porque eu não conseguia mais ler da forma que lia antes, mas lendo o seu post agora eu percebi que antes eu lia pq queria ler, agora parece que eu leio por obrigação, pra impressionar, mas afinal de contas, impressionar quem?
    Amei demais, tava precisando ler isso

    Super beijos
    Carol Justo | Justo Eu?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.