
Não sou a melhor pessoa para falar sobre finanças, porque eu sou #alouka do cartão, viciado em promoções e compras em delivery. Mas, tenho lugar de fala para compartilhar algumas dicas que me ajudam nos momentos de aperreio – e nem tô falando do cheque especial, porque esse, meu bem, o banco nem me libera mais. 😅
Os métodos que usei foram vários, desde o caderninho físico até uma tabela no Notion. Porém, o que me ajudou mesmo e funciona são as planilhas no Excel. Simples, sem frescuras e funcional.
Basicamente, o que faço é usar as planilhas para me ajudar a visualizar o semestre.

OBJETIVO
A meta é tentar enxugar o máximo possível as dívidas que não são fixas para poder economizar e ter um saldo positivo, não precisando recorrer ao cartão de crédito e ficar naquele looping eterno de: paga fatura > usa cartão > paga fatura > usa cartão.
Mais importante ainda do que visualizar as obrigações fixas e variáveis, é saber o valor total de gastos e pensar em investir. CDB? Tesouro Direto? São várias as possibilidades!
INVESTIMENTOS
Ainda não cheguei na fase de investimentos grades, mas tenho participado de consórcios entre amigos para juntar uma grana para comprar algo de valor um pouco alto. Essa é uma forma bacana de ter uns trocados para quem não consegue juntar de forma alguma, tipo eu.

É interessante, também, estudar um pouco mais sobre finanças. Infelizmente, não é algo tão comum entre nós, brasileiros, mas muito necessário para crescermos. Tem muito conteúdo gratuito na internet, como o da Nath Finanças, que tem uma linguagem de fácil compreensão. 😉
Minha dica?
Não adianta, o Exel é uma ferramenta que raramente consigo substituir, de tão completa, prática, amigável, AH, eu amo. Confesso que organizo minhas finanças bem mal e porcamente no meu grupo de WhatsApp comigo mesma, hahaha, mas tô aqui pensando em catar sua dica e aderir ao Excel também…
confesso tbm q tenho um grupinho de whatsapp comigo mesmo q vou jogando alguns gastos. mas todo mês pego as anotações de lá e edito a planilha. tmj!