free hit counter

O lado bom de morar no interior

pista de caminhada daqui de Araguaína @ Marginal Neblina  Vira e mexe me pego conversando com algumas pessoas sobre a vida no interior. Quem vive em…

by 
pista de caminhada daqui de Araguaína @ Marginal Neblina 
Vira e mexe me pego conversando com algumas pessoas sobre a vida no interior. Quem vive em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, sempre têm dúvidas quanto às cidades interioranas. Já respondo logo de cara: não é muito diferente dos lugares mais povoados. 
Para quem me conhece há algum tempo, não é novidade que eu nunca andei de avião ou saí do meu estado (Tocantins). Em suma: nunca fiz uma grande viagem. Aqui eu nasci, me criei, tô firme e forte até hoje. Assim que eu terminar a faculdade quero explorar o mundo e  o que ele tem a me oferecer, mas, claro, com muita cautela, pois a gente sabe o quão perigoso está tudo. 
Talvez, para alguns seja um choque saber que eu nunca viajei para lugar algum, mas, olha… para mim é algo normal. Nem me espanto com essas coisas, porque não foi por falta de dinheiro ou oportunidade, mas por escolha minha. 
Em 2014 eu tive a oportunidade de mudar para Porto Alegre, mas acabei adiando a mudança por ver que eu não estava pronto para tudo aquilo. Hoje eu continuo aqui em Araguaína, no Tocantins, mas juntando dinheiro, forças e, acima de tudo, coragem para me lançar ao mundo, pois eu sei que quando eu for, vai demorar um pouquinho para eu voltar. 
É claro que eu não vou abandonar minha família aqui, mas… sabe quando você está pronto para criar asas e voar? Então! Aos poucos eu estou adquirindo tudo isso para conhecer a Flórida, por exemplo, Londres, Paris, New York… Sonhos com cidades brasileiras é pequeno para mim. Sei que posso mais. Muito mais. 
@ Beverly Hills de Araguaína. 😛 
Sobre o interior, a minha relação com ele é de amor e ódio: amo por causa do trânsito “calmo”, mas o odeio quando vejo os meus artistas favoritos vindo às capitais brasileiras (e eu não ter dinheiro o suficiente para bancar uma viagem + ingressos). Mas, tudo bem! Tudo tem o seu tempo… 
Morar no interior tem lá suas vantagens, como: ficar até tarde na rua, sem medo de bandido (aproveitei isso muito bem na minha infância); andar no centro do início ao fim a pé, sem se incomodar com nada e nem com a muvuca de pessoas, que nem é tão grande; pra quem gosta de natureza, você tem sempre um balneário perto de casa e ainda pode plantar no fundo do quintal sua horta. 
O interior te traz a sensação de segurança, de amor verdadeiro ao próximo (mesmo, às vezes, rolar muita fofoca no bairro!). No interior você tem muitas praças, onde pode ver à noite a família reunida.
Não sei seu trocaria todos os valores que eu aprendi no interior por a vida tão corrida em SP ou outra grande metrópole, onde o que vale é você passar por cima de qualquer um só para obter o que deseja; ou então olhar para um mendigo e fingir que ele não existe. 
Aqui no interior a nossa vida também é corrida, mas a gente sempre tira tempo para o olhar para os outros. Para olhar para os problemas dos outros. 
Um beijo!

Loading

30 comments

  1. Eu sou de Minas Gerais e também do interior, mas morro de vontade de sair daqui! Tenho muita vontade de morar numa capital e na primeira oportunidade sem pensar duas vezes arrumo minha mala e vou! Mas tenho que concordar com a vantagem do interior como não ter um transito caótico e aproveitar para ficar na rua até tarde. Mas ainda sim prefiro uma capital.
    Beijos.
    virandoamor.blogspot.com.br/

  2. Meu sonho é morar no interior, gosto de tranquilidade, mas não de silêncio o tempo todo, e tem tantas cidades pequenas maravilhosas.
    O problema é que aqui em casa temos um empasse o moço gosta de praia, já eu não curto. Falei que teremos que escolher um meio termo rs.
    Beijo

    tecontopoesia.com

  3. Bom, eu nunca morei no interior, sempre fui da cidade grande. Me acostumei com o amontoado de gente, mesmo odiando estar no meio desse amontoado de gente. Enfim, nunca tinha ouvido falar de Araguaína, pela foto, parece ser bem grande!

    Cinderela em transe ☯

  4. Não sei se é o caso do seu interior, mas os daqui da Bahia, são bem parados em relação à capital. Eu, pelo menos, estou acostumada com uma vida mais agitada, sabe? E toda vez que vou no interior, é algo mais relax e tal… tomo um mega susto! Hahaha
    Beijos,
    Julie | juliechagas.com/

  5. Eu também tenho um pouco de medo de me mudar…
    mas morro de vontade. Ás vezes tenho a sensação também que se for, não volto.
    Moro numa cidade grande, perto da capital, mas tem um certo
    clima de interior sabe? E poxa, eu gosto disso!
    É uma comodidade magnífica. Mas ao mesmo tempo, dá um tédio…
    Ás vezes queria novidade todos os dias, e ás vezes queria
    sossego por semanas…
    Vamos ver. Haha ♥
    passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

  6. De certa forma, minha cidade ainda é considerada uma cidade do interior, apesar de sim, ter um trânsito dos infernos e bastante gente dividindo a calçada pelo centro e nos shoppings – isso que tem QUATRO shoppings!. Eu vejo o quanto ela é boa quando eu saia da escola ás dez da noite e ia a pé para casa, 45 min de caminhada, rs. Se eu disser que não dava um medo, estaria mentindo, mas as vezes me sinto mais tranquila a noite do que durante o dia. Tenho muita vontade de morar em outros lugares – tanto no Brasil quanto fora (Londres!) -, mas eu sei que acabaria voltando, até porque minha vida toda está aqui, inclusive minha família. Adorei seu post, achei muito legal ressaltar as cidades pequenas também 🙂 Beijos!
    porbrunareinert.blogspot.com.br/

  7. Olá!
    Essa questão de grandes metrópoles e interior foi tema de um trabalho na faculdade.
    Normalmente quem mora no interior não quer ir morar em cidade grande, e vice versa.
    Morar no interior tem a grande vantagem de sair a noite e ficar até tarde sem medo, não tem todo aquele estresse do dia a dia que nem as grandes cidades, porém não há muitas opções de laser. rsrs'
    Eu moro no interior e gosto dessa vida calma. ♥
    Mas assim como você em breve quero voar para outros cantos!

    jayhanadenardi.blogspot.com.br

  8. Como me identifiquei <3 Sou do interior do Paraná e também praticamente nunca fiz uma viagem grande (fui umas 3 vezes com a família pra outros lugares, mas nem conto muito kkkkkk). Gosto muito daqui e sinceramente também não me vejo trocando isso pelo agito da cidade grande não. Acho tudo tão perigoso, sabe? A única coisa que não gosto aqui é que não encontro nada do que quero ahahahahahaha as lojas famosas das marcas que gosto ou shoppings sabe? Não tem 🙁 Queria muito que tivesse, aí eu seria completa <3 Beijosss Adriel, bom findi <3

  9. Eu tenho muita vontade de sair do Rio de Janeiro (a cidade) e ir pro interior do Estado ou pra Região Serrana. Quero ter quintal pra plantar meus tomates. Rs
    Quanto às viagens, eu ando numa vibe suuuuper nacionalista. Quero conhecer o país inteiro.
    fluxoconstante2.wordpress.com

  10. Também moro no interior. Em Jequié, na Bahia. Nunca gostei de morar aqui, porque gosto lugares agitados, baladas, festas grandes, lugares para vistar. Aqui nem um shopping não tem até hoje. Mas de um tempo para cá, estou começando a valorizar, sabe? A perceber o quanto a hospitalidade daqui é boa. Comecei a perceber que não é tão ruim assim todo mundo conhecer todo mundo. Pretendo sair daqui, mas tenho certeza de que vou sentir falta, afinal nosso interior é nosso interior, não é mesmo? Haha.
    Mil abraços, lysiaribeiro.com/

  11. Eu sempre falo para minha mãe que eu tenho muiiiiita vontade de morar no interior de São Paulo, eu moro na capital e acredite, estou tão acostumada com a correria e loucura daqui que quando viajo para visitar minha família na Bahia, na primeira semana é complicado me acostumar com o ritmo, fico toda hora olhando o relógio, como se nem estivesse de férias.

    E sem contar que aqui em SP saímos 5h da manhã para chegar 8h no serviço, dependendo de onde se trabalha, então é muiiiito estresse. Um dia ainda vou morar no interior. =)

    Foi um prazer conhecer você e seu blog.

    Beijinhos.

    true-luv.com/inolvidable/

  12. Não moro no interior, mas gosto muito. Adoro quando vou pra cidade da minha vó, a cidade é bem tranquila, pequena e todo mundo conhece todo mundo (o que as vezes é bom, e as vezes muito ruim). Apesar de gostar bastante da calmaria, não aguento ficar muito tempo lá não, acho que nasci pro caos das cidades grandes hahah Mas passar um final de semana no interior é sempre muito bom! Bjs

    oh, wow, lovely ❁

  13. Que blog lindo, já to seguindo!
    Eu moro em Floripa, então considero uma capital bem movimentada. AMO demais o interior, todas as vezes que tenho chance eu aproveito, tudo o que você falou aí bate com o que eu sinto. Haha (Mas claro que amo Floripa também haha)

    Beijos, Mari.
    maisquemeninice.com

  14. Eu amo o interior, não que a cidade que eu more seja grande, mas tem muito mais coisas do que Santa Barbara onde vivi, ô lugar maravilhoso, natureza, família, andar na rua a hora que for. eu amo horta *.* fruta do pé. Todo mundo conhece todo mundo e cada um ajuda um pouco o outro, menos aquele vizinha fofoqueira que não tem mais o que fazer rs. Mas explorar o mundo também é maravilhoso, mas cada coisa em sua hora. Amei o texto <3
    charme-se.com/

  15. Falou "interior" imagino tudo de bom, moro na capital de São Paulo e tenho uma relação de amor e ódio com essa cidade.
    É ótimo por ter tudo perto, mas ao mesmo tempo tá tudo muito longe. Da minha casa p/ o centro (na Sé) leva 1h e 1h30 às vezes, o cúmulo mesmo é ir p/ outro bairro de ônibus. Antes mesmo de chegar na metade do caminho, já tem gente quase sendo jogada na rua quando a porta abre, além de levar uma eternidade e as ruas serem terríveis, todo mundo está sempre com pressa e com medo de assalto… ok, foram mais pontos negativos, mas toda relação tem problemas… Adoro SP <3
    Se tiver mesmo afim de vir p/ cá, tenha certeza que será uma loucura, do mesmo jeito que você falou e aproveite bastaaaante esse seu cantinho, porque depois de vir p/ cá é difícil sair <3
    Bjoo :**
    Nerd de Pijama

  16. Oi Adriel, eu nunca morei no interior, mas adoro passar temporadas em lugares menores, mais calmos… Cidade grande é aquela loucura, né? Mas também tem tudo por aqui, a gente não pode reclamar. Acho que nunca estamos 100% satisfeitos onde estamos, né?

  17. Que legal você compartilhar isso, e eu amei seu sonho (que espero que se realize!) de conhecer cidades fora do país! Eu já não gosto de cidade pequena de interior, mas acho que é porque sempre fui de cidade grande, se eu tivesse nascido em cidade pequena, talvez me sentisse diferente.

    Beijos e sucesso

    orangelily.com.br/

  18. Oi
    eu também moro no interior, só que eu já sai do estado e nunca andei de avião também, não posso negar que em cidade pequena é mais fácil de locomover só que eu sou louca para ir embora novamente pois aqui onde moro não tem nada, e pior que eu morei na 2 maior cidade do estado por 4 anos e quando fui obrigada a voltar para que Nasci, agora quero ir embora mais sem trabalho não tem nem com juntar dinheiro.
    Gostei muito do poste e me identifiquei com muitas coisas, tipo dos shows só que no meu caso nem no estado que moro os cantores internacionais vem.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  19. Sou do interior de São Paulo e muito da sua cidade se aplica a minha! Acabei de mudar de cidade e continuo em cidade pequena (mas não tanto como a anterior). Gosto muito dessa calma e dessa paz da cidade pequena, o trânsito (mas que as vezes é tranquilo até demais), de poder fazer caminhadas a noite na rua. Mas viajo muito e também gosto da agitação das cidades grandes e tal, mas não sei se iria me adaptar morando nelas, acho que se fosse no exterior seria mais fácil, lá as grandes metrópoles são beeeeeem diferentes hehehehe pelo menos em Paris, Londres, sempre andei a noite a pé com meu marido e nunca tivemos problemas 🙂
    Adoro seus posts e a maneira como você aborda os assuntos, me divirto muito no seu blog. Parabéns!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  20. Adorei seu Post.
    Sempre desejei viver ou passar um longo tempo longe dos grandes centros e metrópoles, vive-se melhor longe de toda aquela energia louca de cidade grande. Eu prefiro a calmaria das vilas e cidadezinhas. <3 Gostei de teu blog. Abraços doce alma.

  21. Olá, Adriel.
    Nossa como somos parecidos mesmo. Eu também moro no interior em Sorocaba, SP e os dois pontos que você destacou como positivo e negativo é o que eu acho também. Quando vejo aqueles quilômetros de congestionamento e eu 20 minutos estou nem casa com transito, fico muito feliz. Só que estou cansada de ver tanta coisa legal que acontece nas grandes cidades e aqui nada hehe.

    Blog Prefácio

  22. Sou do interior, e assim como você não me vejo vivendo em uma capital, tenho o desejo de conhecer novos lugares, mas morar mesmo… creio que não. Adorei a postagem, me identifiquei bastante, e parabéns escreves super bem.

    Abraços || barbieseumundopink.blogspot.com.br

  23. Oi Adriel,
    Que texto lindo.
    Eu moro na Baixada do Rio, compartilho alguns sentimentos…como não sair muito daqui ou andar de avião HAHA daí a gente acaba sonhando alto mesmo.
    Agora a parte de bandido diferente…cof cof

    Tenha um ótimo final de semana.
    Nana – Obsession Valley

  24. Olá, tudo bem?
    Nunca pensei na ideia de morar no interior, acho que como todo tipo de escolha na vida vai ter seu lado bom e ruim. Agora parando para pensar, acho que uma coisa boa é a qualidade de vida, o ar mais puro, longe de toda a poluição presente na cidade grande.

    PS: Gostaria de te pedir algo, faz um post sobre direito, eu tô indeciso entre esse curso e jornalismo. Para ser sincero, eu não sei direito o que fazer.

    Até mais. realidadecaotica.blogspot.com.br/

  25. Oi, Adriel!
    Moro na capital (São Luis), mas aqui parece mais um interior em alguns aspectos, como a falta de shows dos artistas favoritos.
    Amei seu post. Me deu vontade de mudar pra uma cidade pequena.
    Beijos
    Balaio de Babados

  26. Nossa, eu acho que ficaria em pânico morando em um interior (assim, aqueles bem de novelas), mas como onde você mora nem é assim, acho que seria de boa. Sonho demais em poder viajar e fazer tudo que tenho vontade!
    Abraços

    ricknegreiros.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *