RetroAnos2000: Internet só aos fins de semana, ok?

Mesmo com tantas dificuldades de acesso, era muito mais saudável estar na internet e navegar nas redes sociais. #fato

by 
Tela de acesso do finado Orkut. Como era bom esse negócio. #RIPOrkut #VoltaOrkut

Há um tempinho contei aqui como foi a saga pra ter o meu primeiro computador. Porém, só ter um PC em casa não era o suficiente. Como usaríamos as redes sociais se não tivéssemos internet? #RIP Orkut, MSN, Fotolog, Flogão…

Acho que demorou uns 3 meses pros meus pais contratarem um servidor de internet. Naquela época, as opções eram: banda larga, discada, via rádio e modem 3G. Vamos relembrar cada um? 😉

Principais conexões

Banda Larga: se assemelha ao que usamos hoje, a fibra óptica. Na época, se pagava uma mensalidade a mais na conta do telefone e usava a hora que quisesse.

Discada: cobrava por tempo utilizado, sendo os fins de semana livre. (Geralmente, as pessoas só usavam sábado e domingo pra não vir as taxas).

Via Rádio: Uma antena é instalada no teto de casa pra receber a conexão. Se chovesse, ela poderia ficar muito rápida ou nem prestar. Hoje essa conexão é bastante utilizada no interior e em fazendas.

Modem 3G: Internet velox, porém cara. Se você comprasse um modem de 2 gigas, assim que os dados fossem consumidos, a velocidade era reduzida. Um download de um arquivo de 3MB demorava uns 10 minutos. Sério.

Pra minha casa, meus pais escolheram o Modem 3G. Motivo: a do telefone (banda larga/discada) ficaria cara e a via rádio teria que desembolsar R$ 250 pra comprar a antena. FOI UM PESADELO!!!

Modem que era conectado no pc para abrir o pagrama/discador da internet 3G.

O começo

As primeiras semanas do modem 3G era ótimas. Internet top, rodava os vídeos do Youtube rapidão, baixava músicas e episódios das minhas séries super rápido. Até que chegou uma notificação…

“Senhor cliente, você já usou 80% do seu plano. Ao chegar aos 100%, sua internet será reduzida. Para continuar navegando na velocidade atual, compre mais dados aqui”.

Eu só quis chorar quando li o aviso acima. E chorei quando vi o inferno que seria os meus dias com aquela internet tão ruim. Quando chovia, o modem ficava com a luz na cor vermelha, informando que não tinha sinal.

Houve meses em que, no desespero, contratei internet pra navegar na velocidade mais rápida, correndo o risco dos meus pais me quebrarem na porrada. Também já tirei o chip do modem pra colocar no celular e usar 3G no aparelho, o que cobrou taxas.

Resumindo…

Usar modem 3G no PC foi uma espécie de usufruir da internet discada feat. banda larga.  Enquanto a franquia de dados ainda estava disponível, era só sucesso, mas depois com a velocidade reduzida era só tormento.

Eram duas semanas de alegria e 2 semanas torcendo pra internet não ficar fora do ar. Uma relação de amor e ódio.

E com vocês, amigues? Como foi os primórdios da internet em casa? Só sucesso com a banda larga ou um tormento com os meios “paliativos” e mais “baratos”?

10 comments

  1. Eu também vivi o pesadelo do modem 3g em casa, meu deus do céu, que tristeza que era, no final nem recarregamos o modem mais do que 2 vezes, a internet do meu celular era melhor que a do modem…

    A experiência da discada tive quando passei as férias na casa de uma amiga, que tristeza que era… o computador ficava no quarto dos pais dela, só podíamos usar de madrugada ou nos finais de semana e nós duas ainda revezávamos kkkkkkkkkk a vida desses jovens de hoje é fácil demais

    Ps.: no meu primeiro computador nem internet teve, usávamos pra jogar o jogo do BBB, o jogo do MC donalds e pintar no paint. Naquela época eu me aventurava no HTML

    Super beijos

    1. aiiiiiii, quantos gatilhooos!!!

      na minha época, o pc tbm ficava no quarto dos meus pais, até q uns dias eles resolveram colocar na sala e aí era o meu momento de dar uns escapadas pra navegar à noite, quando ela ficava um pouquinho mais rápida.

      sdds demais dessa época!!!

  2. Na minha casa era internet discada, então ou só usava de sábado depois das 14h ou domingo e também depois da meia noite, mas aí meu vô ficava louco se a gente ligasse o pc de noite kkkkk.
    Hoje em dia a internet de casa é a banda larga, pois aqui ainda não tem fibra, então ainda vem descontando no telefone rs.

    Mesmo com a internet precária, tenho saudades daquela época, era tudo tão legal e menos tóxico que hoje.

    1. EXATO, migs!

      a internet era lenta? era! mas a gnt tinha tempo pra fazer outras coisas, só estar conectado quando estivesse com o pc nas mãos… caminhamos pra uma fase em que, se vc não estiver online, vc não “existe” pra algumas pessoas. as vezes gnt q está ao nosso lado. eh foda. :'(

  3. Saudades das correrias de quem iria sentar p mexer no computador
    Hotmail, bate papo Uol, orkut…medo dos vírus muitas curiosidades…1° computador p todos da casa… éramos seis💗

  4. Oi, oi. Hahaha! Nem me fale… Minha vida internáutica começou com a internet discada depois da meia-noite para contar apenas um pulso — isso é da tua época ou eu sou velha demais? Graças a Deus, meu pai é moderninho e sempre buscou soluções melhores (assim que disponíveis, obviamente) para nós lá em casa em relação a computadores e internet. De qualquer forma, já usei muito o modem portátil da Vivo e da Claro para conectar internet quando eu estava na praia. Era sofrido, mas salvava vidas. Não sinto falta nenhuma dessa época nesse sentido — em todos os outros, sinto falta de tudo. Naquela época, a vida era mais simples e mais fácil.
    Beijo, beijo! 😉

  5. Eu lembro bem dessa época. Parece que foi ontem. Como os tempos mudaram, não é mesmo? E que bom que para melhor! Hoje existem internets muito mais potentes e velozes, Falando nisso, meu computador precisa ser trocado com urgência. Ele já tem um tempinho bom.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *