Falando sobre Marketing Digital: O que faz um social media?

O meu primeiro trabalho foi conferindo notas no departamento de faturamento da empresa de uns parentes – e acho que durei só 3 dias no…

by 

O meu primeiro trabalho foi conferindo notas no departamento de faturamento da empresa de uns parentes – e acho que durei só 3 dias no trampo, pois: so boring. Depois disso, embarquei no mundo da comunicação sendo redator/repórter de um site de notícias. Por falta de pagamento, acabei desistindo do sonho de ser jornalista.

Voltei a trabalhar na empresa de parentes por um tempo, até que fui chamado pra trampar numa agência de publicidade. Eu sempre me achei criativo e manjava um pouco de rede social, então, com muita falta de vergonha na cara aceitei o emprego. #esperto

Foi na agência de publicidade que descobri um mundo novo, no qual eu poderia ganhar dinheiro pra ficar na frente do computador e navegando nas redes sociais. Sim, estou me referindo a trabalhar como Social Media!

Pra quem não sabe, o Social Media é o profissional responsável por administrar as redes sociais/site de empresa/artista/órgãos, etc.  Mas não é somente escrever uma legendinha com emojis e clicar em “publicar”. Os bons realmente fazem um trabalho minucioso pra criar conteúdo autêntico, interagir com os seguidores e afins.

Vamos exemplificar:

  • Talvez você já deve ter ouvido por aí alguém dizer que não foi tal famoso que respondeu ciclano, e sim a assessoria. Talvez, realmente, tenha um assessor por trás, mas também pode ser um social media (a pessoa contratada pra fazer essa interação – o que não quer dizer que o tal artista não pode apenas ter tirado um tempo pra responder os seguidores).

Atualmente, estou trabalhando (novamente) no departamento de marketing da firma de uns parentes, além dos freela, claro.  Fui contrato pra cuidar das redes sociais e, nossa!, bobo é quem pensa que só fico postando fotos e curtindo preguiça. Como se trata de um grupo de supermercados muito influente no Estado, acabo ficando o dia inteiro respondendo comentários, mensagens no privado, repassado recados aos setores aos quais os clientes desejam informações online e por aí vai.

Em termos mais técnicos, um Social Media realiza:

  • criação de briefings (“resuminho” sobre como quer tal banner/vídeo/gif/etc.);
  • atendimento 2.0 (mensagens no privado, e-mails e afins);
  • interação;
  • monitoramento de métricas (análise do desempenho das postagens, número de curtidas e afins);
  • impulsionamento de postagens (posts patrocinados);

Se você se acha criativo e comunicativo, talvez ser Social Media seja um bom caminho. O salário tá girando em torno de R$ 1.800,00 e você não precisa estar dentro de um escritório (rola home office, trampar pelo celular quando estiver na rua…). Outra coisa: o mercado de trabalho não exige formação superior, basta apenas ter um bom conhecimento de português, publicidade e dominar as principais redes sociais. Recomendo um curso técnico de Produção Publicitária… Vai ajudar bastante a conhecer os termos usados no mercado publicitário.

Qualquer dúvida, comente e eu responderei. Sinta-se à vontade pra falar comigo lá no Twitter também. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *