free hit counter

Essencialismo | Livro

“Se você não define o que prioridade na sua vida, outras pessoas decidirão no seu lugar”. É isso que você quer?

by 

Imagine aí a seguinte situação:

Você se programa para executar as suas tarefas no trabalho, determina os horários, prazo de entrega, pega um café, estala os dedos pra iniciar as demandas e, DO NADA, alguém surge pedindo favor ou jogando nas suas costas um job com a justificativa de ser urgente.

O que você faz neste caso? Aceita a demanda de última hora ou solta um “Não consigo agora, mas vamos encaixar aqui pra quando surgir um tempo na agenda”?

Eu era o tipo de pessoa que, mesmo atolada em trabalhos, aceitava o job “urgente” e me colocava à disposição pra ajudar em tarefas que nem eram da minha função. Tinha comigo aquela ideia de que fui contratado pra somar na firma, então, tudo o que jogassem pra cima de mim era pra aceitar. Bobinho que fala?

Após alguns meses de terapia e cansaço por dizer “sim” pra tudo, o cenário mudou e eu tenho aprendido a valorizar meu tempo.

A leitura de “Essencialismo: A disciplinada busca por menos” foi fundamental também nesse meu processo de amadurecimento e valorização pessoal. Hoje, o “não” sai como um tiro. Forte, bem articulado e determinado.

Quanto ao livro da foto acima, o autor Greg McKeown aborda a importância da gestão do tempo e de pegar pouco trabalho pra si, mas executá-lo com perfeição.

Num mundo corporativo em que geral está no LinkedIn, competindo por títulos e status, é meio bizarro ler sobre produtividade organizada. Porém, sem dúvida alguma, posso dizer que o método do “Essencialismo” me ajudou (e ajuda!) muito.

O Essencialista

Se você se sente sobrecarregado e pegando trabalho e funções que não são suas, recomendo focar no autoconhecimento e na leitura de “Essencialismo”.

Se você percebe que o seu tempo está sendo gasto com muitas situações desnecessárias e que geram um cansaço mental, sem propósito, “Essencialismo” é pra você.

É como o Greg fala no livro: “Se você não define o que prioridade na sua vida, outras pessoas decidirão no seu lugar”. É isso que você quer?

Infos importantes

Editora: Sextante | Ano: 2015 | Número de páginas: 308 | Onde comprar: Amazon

One comment

  1. Deve ser um livro que dá muito tapa na nossa cara. Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.