free hit counter

4 vezes em que a mulher negra foi destaque na mídia brasileira

O Brasil, nos últimos anos, está passando por uma verdadeira transformação cultural, onde os valores estão sendo mudados e muitas pessoas deixando de serem segregadas…

by 

negras01

O Brasil, nos últimos anos, está passando por uma verdadeira transformação cultural, onde os valores estão sendo mudados e muitas pessoas deixando de serem segregadas por boa parte da sociedade. Sabe de quem é a “culpa” de tudo isso? Dá mídia!

Aos poucos, a mídia está dando mais espaço ao negro, principalmente àquelas mulheres que, no passado, eram consideradas como mulatas do cabelo de “Bombril”. Um preconceito que há tempos era velado pelo povo.

Por enquanto, foquemos no lado bom de tudo isso e confiramos a lista abaixo, de negras brasileiras que defendem sua raça e, acima de tudo, o estilo próprio!

Taís  Araújo

Em novembro de 2015, a atriz Taís Araújo foi alvo de vários comentários racistas em suas redes sociais. Milhares de internautas chamaram-na de “macaca ridícula”, “cabelo de miojo”, entre outras frases.

Com uma elegância invejável, Taís começou uma campanha na internet, dizendo que teme só o preconceito contra os seus filhos, mas que já é acostumada com a reação de uma minoria, que não entende que cada ser humano é livre para fazer as suas escolhas. #sambou

Karol Conka

Músicas com tema de empoderamento e um estilo totalmente alternativo/descolado: essa é Karol Conka.

Há mais de 4 anos na estrada, a cantora vem se destacando bastante no cenário musical. Karol também defende o discurso de que a mulher tem que se jogar em tudo na vida, inclusive lutar contra o preconceito com os negros, pois cor não define caráter.

Maju Coutinho

Apresentadora das previsões do tempo no “Jornal Nacional”, Maju conquistou, em pouco tempo, milhares de fãs por conta do seu estilo e carisma. Infelizmente, pessoas preconceituosas disparam diversos comentários pesados na internet.

Em seu direito de resposta, a jornalista foi categórica ao dizer que é feliz, não se ofendeu com os comentários, pois palavras negativas não têm espaço na sua vida.

Miss Brasil 2016

miss brasil 2016

No último sábado, 01, a Band transmitiu, ao vivo, mais uma edição da escolha da Miss Brasil. Para a nossa surpresa, um recorde foi quebrado: pela primeira vez no concurso tivemos 6 candidatas negras, dos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rondônia e São Paulo.

A vencedora do concurso foi a Raissa Santana, do estado do Paraná. Só para constar: há 30 anos o Brasil não tinha uma modelo negra representando o país.

Como você pode perceber, aos poucos, mesmo que muito devagar, a mulher vem conquistando mais espaço e confirmando aquilo que todos já sabem: sexo ou cor não influenciam em nada. Quando a pessoa é talentosa e corajosa, tudo é possível!

28 comments

  1. Karol minha diva <3
    mas gente esse miss brasil 2016 foi um lacre ein! Quanta mulher gata junta, a Miss Brasil eleita é o retrato da perfeição, que sorriso é aquele Meu Deus!

    Blog Entre Ver e Viver

  2. Acho um absurdo falar mal da Taís, não tem como sabe? Ela é perfeita demais!! Eu infelizmente perdi o miss Brasil, mas fiquei super feliz com essa noticia e que mulheres lindas, né?
    Temos mesmo que mudar, não tem como aceitar racismo em pleno século 21….
    Amei o post!!!
    Beijoos
    Yanna Karim

  3. Eu não estou certa que a "culpa" é da mídia. Sou mais de culpar a militância de vários grupos sociais por isso. Há muita gente lutando para que negros, glbts e transgêneros tenham visibilidade na mídia porque visibilidade importa.

    Gosto muito da Taís Araujo, não conhecia a Karol, mas achei ela lindíssima, adorei vê uma miss não branca sambando na cara da sociedade!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

  4. Que bom que o Brasil está passando por essa transformação.
    Eu percebi não só na tv, mas também no mundo da beleza, onde empresas que investiam em alisamentos, estão investido pesado em produtos para cabelo crespo.
    Karol Conká linda, sou fã dele e acho demais a postura dela.
    Achei linda maravilhosa a Miss Brasil, forte candidata pro Miss Universo.

    Beijos

  5. Xá eu contar um negócio: eu to AMANDO todo esse emponderamento. Eu não acompanho a televisão, mas eu sinto a representatividade. Toda vez que eu saio e vejo uma mulher, linda, assumindo seu cabelo, assumindo sua forma e sua raíz, isso me deixa muito feliz!
    Eu lembro muito bem que antes a ideia era sempre alisar o cabelo, porque se não fosse lindo era ruim. Sábado passado eu fui caçar uns pokémons e vi tanta criança negra, com todos os tipos de cabelo. Tanta jovem com seus cabelos naturais e isso me deixou feliz sabe? Nunca vi tanta mulher se amando. Era sempre os mesmo rostos e os mesmos penteados. Sempre nos escondíamos nas sombras das brancas.
    E é muito gratificante ver a diferença acontecer!

    Amei seu post, Tais Araujo sempre foi uma diva pra mim, ela representa a mulher negra, a mulher brasileira! E Karol Conka tem sido outra inspiração… Como é bom esse sentimento!

    Pink is not Rose

  6. Oi, Adriel

    Eu perdi o Miss Brasil! Assisto todo ano, amo, mas fiquei vendo a HBO (que estava com sinal aberto, ser pobre dá nisso hahaha) e acabei esquecendo. Não estou me perdoando até agora, logo esse ano que tantos estigmas foram quebrados. E a nossa vencedora é LINDA DEMAIS! Vamos com tudo para o Miss Universo!

    Adorei a postagem!

    Beijos
    – Tami
    meuepilogo.com

  7. Achei super lindo e interessante o seu blog.
    Para não perder nada, estou seguindo e espero poder acompanhar sempre.
    Te seguindo como Art of life and books, segue de volta.
    Art of life and books.

  8. Gente, quanto tempo não bato por aqui.
    Olha, finalmente uma Miss Brasil que represente a maioria da população brasileira.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe do sorteio Halloween Literário

  9. é todo um conjunto de coisas, né? militantes, pessoas que apoiam a luta e por aí vai. no geral, é uma corrente do bem que chega até a mídia.

  10. awwwn… que comentário mais lindo, Carol! acho que é bem por aí mesmo: com essa onda de representação, a maioria das pessoas acabam criando coragem pra mostrar quem verdadeiramente são. e isso é ótimo! <3

  11. vc perdeu mesmo muita coisa, mas entendo o lance o HBO grátis. muita gente curtiu os dois dias de sinal free. hahaha. tenta depois dá uma olhada no pig pong com as candidatas. foi a melhor parte. 😀

  12. Quanto tempo que eu não passava por aqui…
    Adorei muito o seu post! Essas mulheres são maravilhosas.
    Perdi o Miss Brasil mas depois dei uma olhada nas candidatas pelas fotos e apesar de serem todas lindas, a Raissa mereceu demais.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  13. Que post maravilhoso!!!! Está de parabéns mesmo, super completo e cheio de poder rs.
    Cada espaço ocupado por essas mulheres é uma vitória para nós!! Para mim é! É enriquecedor ver que cada dia mais estamos de alguma forma evoluindo né?
    Amei conhecer seu blog, desing show, fotos baphos e conteúdo incrível, parabéns.
    Esteticando-se

  14. É realmente triste saber que ainda existe uma minoria completamente preconceituosa. Fico muito feliz quando eu vejo esse empoderamento da mulher negra, afinal, o mundo é tão grande, tem espaço para todo mundo crescer. Que Miss mais linda <333 estou apaixonada!!
    Colorindo Nuvens

  15. Ai, essa Miss Brasil 2016 <3 Acho que é a população que tá entendendo seu espaço, principalmente por causa da internet, e isso é ótimo, é uma caminhada a tolerância num país tão racista e preconceituoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.